top of page

Nos olhos de quem vê

Chegando de fininho neste site para contribuir com minha escrita sobre cultura e meus ideais de tornar esta cidade mais acolhedora. Bom saber que um grupo de jovens, física e espiritualmente, que está disposta a sair de sua zona de conforto e dizer (e fazer) a diferença neste planeta já não tão azul. Já perceberam que também sou ativista ambiental? Pois é... Mas isso é outro papo. Sigamos com a cultura.

Junto com meus colegas colunistas, pensamos todos, que é possível abrir um leque de vários assuntos e abordar inúmeros temas que possam interessar aos nossos leitores e assim, tornarmos o hábito da leitura um momento de lazer e informação. Por vezes úteis, outras vezes inúteis (sim, é preciso colocar o tico e o teco para descansar e só curtir alguns devaneios de colunistas sem inspiração de momento...).

O quinhão que me cabe neste latifúndio, é escrever sobre arte e cultura. Não pretendo ser o cara que vai cobrir este espaço com agenda cultural da cidade a torto e a direito. Até porque, ninguém tem mais saco de “eventos culturais” que servem só para cobrir calendário.

Dito isso, li na internet uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ sobre os hábitos culturais do brasileiro. A pesquisa foi feita em 70 cidades de nove regiões metropolitanas. Não consta o número de pessoas entrevistadas, mas de qualquer maneira é desanimador a realidade apontada. Se não, vejamos alguns números:

55% responderam que não fizeram nenhuma atividade cultural em 2014.

70% dos pesquisados não leram UM ÚNICO livro no último ano

89% não assistiram uma peça teatral em 2014 e 2013

A maioria das pessoas entrevistadas alegaram falta de hábito em realizar quaisquer atividades culturais, mas os pesquisadores acreditam que a situação econômica interfere bastante nesta inércia. Sobrou também para a internet já que os jovens curtem mais zapear no mundo virtual de bites e bytes.

O que fazer para mudar esta “não cultura” da nossa gente? Para responder a esta pergunta, seria preciso escrever outra coluna inteira e ainda faltariam linhas. Espetáculos gratuitos existem, livros aos milhares para baixar na internet (o mundo dos jovens) também sem custo algum. Enfim, falta a cultura da cultura se me permitem o excesso.

Para não ficarmos só com notícias ruins, seguem alguns eventos legais – gratuitos – para que possamos mudar um pouco estes índices na pesquisa de 2015:

"Nos Olhos de Quem Vê" dia 11 de abril de 2015 às 19h no Território do Pensamento (Rua Goiás, 899 –

Bairro Fátima – Cachoeirinha, RS.) Esta peça de teatro tem texto de Wesley Lautenschlaeger, Direção e Adaptação de Fábio Leão e no elenco: Gabriela Lemos, Wesley Lautenschlaeger, Jaqueline Souza, Larissa Merlo e Amanda Pacheco. A canja musical ficou por conta de Jack Lobbo (voz e violáo) e convidados. Após a apresentação, um bate-papo com o autor Wesley Lautenschlaeger e a psicopedagoga Jeani Correa Barcellos sobre a influência do preconceito nas relações escolares e na aprendizagem. Entrada Franca. Classificação: 16 anos. Solicita-se que as pessoas levem suas próprias cadeiras de praia ou almofadas para o evento.

2ª Festa Literária = De 18 a 22 de abril de 2015 na Usina do Gasômetro, das 10h às 20h. Realização do Clube dos Editores do Rio Grande do Sul e curadoria da ONG Cirandar. Este evento integra a Semana Estadual do Livro e terá uma extensa programação gratuita para todas as idades - atividades de contação de histórias, leituras, conversas e sessões de autógrafos. Além destas atividades todas, livros com descontos. O que é sempre bom nestes tempos bicudos. As atividades acontecerão no piso térreo da Usina do Gasômetro.

Piquenique da Leitura = Dia 19 de abril, das 15h às 17h, no Parcão - Livros para serem lidos no local ou trocados - Está confirmada a participação da ilustradora Monika Papescu. O Piquenique da Leitura é um evento que ocorre na cidade há mais de três anos e vinha ocorrendo no parcão todos os domingos. Atualmente, por questões de logística, foi transferido para a Praça Telmo (Rua Adil Soares, 290 - bairro Carlos Wilkens) sempre aos sábados das 14h às 16h e, uma vez por mês, no Parcão.

Para finalizar, a produtora cultural Sônia Zanchetta, está convidando a comunidade para participar da Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura que vai ocorrer de 18 a 24 de Abril. A convocação está sendo feita pelo Facebook. A ideia da Sônia, é que cada parceiro realize ao menos uma ação a seu critério e publique na página do evento informações a serem inseridas na programação geral, que está sendo elaborada e será divulgada pela Câmara Rio-Grandense do Livro. É preciso informar o nome do parceiro, seu e-mail e números de telefone, além do nome, tipo, local, data, horário e público-alvo da ação.

Uma atividade já está confirmada: Dia 24.04.14 das 14h às 18h Mostra de HQ de Maurício de Souza no Deck do Café Mercato (Av. Flores da Cunha, 1.115). Promoção da Associação dos Amigos da Leitura de Cachoeirinha.

É isso gurizada, dia 22 de abril eu volto pra gente trocar outras ideias. Críticas, sugestões, elogios (quem não gosta?) e agendas culturais para divulgação serão bem-vindas.

Vamos tornar nossa cidade mais acolhedora!

COLUNAS
Arquivo
Procurar por assuntos
Nenhum tag.
bottom of page