top of page

Posto de saúde Vila City vai fechar


A unidade básica de saúde (UBS) Vila City, localizado na Travessa Honório Lemos, será fechada pelo Governo Municipal (PSB). Uma conquista da população, o posto de saúde foi construído após uma grande luta da comunidade. A expectativa, agora, é de que um abaixo assinado com mais de mil assinaturas - organizado pelos usuários do posto - possa sensibilizar o prefeito Vicente Pires para que mude de ideia e não ordene o fechamento da unidade básica de saúde Vila City.

Quatro médicos, além de enfermeiros e técnicos, atendem no local que, por ordens de autoridades políticas do município, será transformado em consultórios odontológicos. Sabe-se que Cachoeirinha tem um sistema ineficiente de ondotologia e que precisa urgentemente expandir a cobertura do serviço. No entanto, o caminho não é fechando posto de saúde. Aliás, por que não colocar os dentistas dentro dos postos? A desculpa é econômica, todavia, a verdade é que falta competência, pois o recurso para saúde na cidade foi dobrado durante o mandato do Governador Tarso Genro (PT). Não falta dinheiro, falta mesmo é planejamento.

O Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (SIMCA), ao ser consultado pelo Juventude em Ação, manifestou profundo descontentamento com o descaso do Governo Municipal na área da saúde. O presidente do SIMCA, Guilherme Runge, esteve no posto Vila City para conversar com os servidores e avaliar possíveis ações para evitar o fechamento da unidade que é referência para o bairro e região, oferecendo atendimento em ginecologia, pediatria e clínica geral.

Outro posto de saúde também pode ser fechado pelo Governo Vicente, denuncia o vereador Irani Teixeira (PCdoB), que diz estar mobilizando a comunidade para impedir o que ele chama de ato arbitrário do atual governo. Questionado sobre o assunto, o presidente da câmara, Nelson Martini (PTB), não respondeu; assim como a Secretaria Municipal de Saúde.

Não se pode admitir que a saúde não seja tratada como prioridade pelos gestores públicos, muito menos que a usem para proveitos próprios como promoção pessoal. Vicente Pires, há poucos dias, inaugurou um novo posto de saúde (com verbas do Governo Federal, do PT) na cidade, que, por sinal, estava com as obras bastante atrasadas. Agora, quer fechar dois postos, qual a lógica? Será que o prefeito vai posar para foto encerrando as atividades da UBS Vila City, como fez na inauguração de um posto dias atrás? Caro prefeito, menos publicidade e mais trabalho!

Agradecimento especial a equipe do Correio de Cachoeirinha, do gabinete do vereador Irani Teixeira e do SIMCA, pela contribuição com informações citadas no texto.

COLUNAS
Arquivo
Procurar por assuntos
Nenhum tag.
bottom of page